Como funciona a l-carnitina

Cintura de mulher

Segundo Mary Eades, “a forma mais clara de ver a carnitina agindo no seu corpo é através da queima de gordura, que gera a energia necessária para o funcionamento dos músculos e do coração. A gordura queimada pelo organismo deve ir para a mitocôndria, onde ocorrem as actividades químicas dentro das células. A carnitina carrega estas moléculas de gordura até à mitocôndria para serem queimadas lá. Sem carnitina suficiente, as moléculas de gordura não entram na mitocôndria e acabariam retornando para o sangue, o que causaria o aumento do número de triglicerídeos”.

A L-Carnitina promove o aumento do “bom” colesterol (HDL), assim ajudando a manter as artérias coronárias livres da placa. Isto poderá ter como consequência uma redução da pressão arterial.

Qual é a função da L-Carnitina

De acordo com um simpósio sobre nutrientes essenciais, a função da L-Carnitina“é servir como veículo para a transferência da gordura corporal, seguida pela beta-oxidação. A interrupção das funções normais da L-Carnitina leva a hepatite, ao aumento da gordura muscular e afecta os sintomas neurológicos. Essas desordens podem ser corrigidas através de suplemento com os nutrientes apropriados. Dessa forma, a L-Carnitina deve ser adicionada à lista dos nutrientes essenciais.”

A L-Carnitina como auxílio na queima da gordura corporal e na perda de peso

A L-Carnitina faz parte do mecanismo que transporta a gordura corporal para a mitocôndria, um componente celular que é responsável por queimar a gordura corporal através de dietas e exercícios. Uma vez que a gordura é transportada para a mitocôndria acaba convertida em energia para o corpo. Para além disso, a L-Carnitina também aumenta a função do fígado.

Robert Craydon, autor do livro O milagre da Carnitina, afirma que sozinha a carnitina não faz milagres, mas que “ela é capaz de promover a perda saudável e permanente de peso se houver a combinação de um programa de exercícios, uma dieta rígida e a ingestão de 500 a 2000 mg por dia da substância. Além disso, a carnitina tornou-se essencial numa dieta pobre em carbohidratos”.

Dose diária recomendada

De acordo com Robert Craydon, “para a perda de peso e aumento da imunidade deve-se começar com 500 mg por dia, que devem ser tomadas de estômago vazio, pela manhã, antes do café. Eu não recomendo mais que 3 gramas por dia. A dose ideal vai de 500 mg a 2 gramas por dia. A carnitina não deve ser tomada antes de dormir, porque os níveis de energia podem aumentar, o que pode acabar por provocar insónia”.

19
Ago 2011
POSTADO POR
POSTADO EM
DISCUSSÃO 6 Comments
TAGS

6 Responses to : Como funciona a l-carnitina

  1. waldir rodrigues says:

    tenho hipotereoidismo, e tomo um medicamento chamado syntroyde para controlar o hipotireodismo.
    Posso tomar Lcarnitina?

    abs

  2. Jansen says:

    Olá, tenho 34 anos e 1,80 e peso de 113,00 kg , minha maior dificuldade é o tempo, trabalho durante o dia inteiro e estudo a noite e as academias no bairro não funcionam até tarde da noite , acordo as 5hs e faço caminhada até as 6hs estou tomando sibutramina e fica minha dúvida se existe algum problema tomar L-carnitina ? e em que horário posso tomar? obrigado !!

    • L-Carnitina says:

      Oi Jansen,

      Eu creio que não existe nenhum problema pois a l-carnitina não é um estimulante que acelera o metabolismo. Ela apenas utiliza as gorduras como fonte de energia. Mas nada como se aconselhar com seu médico.

      Um abraço

  3. pyter says:

    tenho 18 anos 1,85 m e 135 kg caminho a tarde mas eta demorando para fazer efeito, to tendo cuidado com a alimentação, como posso utilizar l carnitina, como vai me ajudar esse suplemento?

    • L-Carnitina says:

      Oi Pyter,

      Talvez você precise de aumentar a intensidade do seu exercício. Caminhar é legal mas não promove grandes resultados em tão pouco tempo.
      Você pode tomar l-carnitina 30 a 45 minutos antes do treino.

Deixar uma resposta